Blog

  • Home
  • Toxicidade Aguda

Copie o seguinte código iframe HTML para o seu site:

« Voltar ao Índice do Glossário

O que significa Toxicidade Aguda?

Toxicidade aguda é o efeito no corpo humano de uma única exposição ou repetidas exposições múltiplas a um composto durante um curto período de tempo. Toxicidade aguda refere-se a efeitos adversos que ocorrem dentro de 14 dias após a exposição. O oposto da toxicidade aguda é a toxicidade crônica, que se refere aos efeitos adversos resultantes da exposição prolongada a um composto. São estabelecidos limites regulatórios para exposição de curto prazo a substâncias que produzem toxicidade aguda.

A Level One explica a toxicidade aguda

Capacidade de uma substância ou mistura de substâncias químicas provocar um efeito nocivo em um organismo; este efeito pode ser um distúrbio simples ou até a morte. Na água, todas as substâncias solúveis são tóxicas em determinadas concentrações; “substâncias tóxicas” usualmente se referem àquelas que demonstram efeitos nocivos em concentrações relativamente baixas. Toxicidade aguda é a manifestada dentro de períodos curtos (horas ou dias) de exposição; é tipicamente associada com o colapso de tecidos/sistemas fisiológicos, em graus que excedem os graus de reparação ou adaptação; comumente é relacionada a efeitos letais rápidos. Toxicidade crônica é de longa duração, possivelmente afetando mais de uma geração, mas os efeitos são menos evidentes do que aqueles observados sob condições de envenenamento agudo. É também, impropriamente, denominada toxidez.

Vide item 2.1387– NBR 9.986/1993.

Medida relativa do efeito nocivo de uma substância sobre organismos.

Vide item 3.14, NBR 9.897/1987.

Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

Vide item 3.3, NBR 10.004/2004.

Desenvolva uma cultura de segurança com a LevelOne

A cultura de segurança de uma organização é o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento individuais e grupais que determinam o compromisso, o estilo e a proficiência da gestão de saúde e segurança de uma organização. Organizações com uma cultura de segurança positiva são baseadas na confiança mútua. Empregadores e trabalhadores compartilham a mesma percepção sobre a importância da segurança e confiam na eficácia das medidas preventivas implementadas.

Se você não tiver certeza de como atender ou controlar suas necessidades de segurança do trabalho e medicina ocupacional, comece entrando em contato com a LevelOne.

« Voltar ao Índice do Glossário