Blog

Copie o seguinte código iframe HTML para o seu site:

« Voltar ao Índice do Glossário

O que é Composto em Química? – Tipos de Composto Químico

O que é um Composto?

Este artigo tenta responder à importante questão, o que é um composto. Um composto científico refere-se a qualquer material cuja criação ocorre por dois ou mais elementos ou partes que resultam na formação de um novo.

Na química, a formação de um composto ocorre quando dois ou mais elementos químicos são quimicamente ligados. Os alunos podem aprender mais sobre os compostos em química e os tipos de compostos químicos aqui.

Composto em Química

Um composto em química refere-se a uma substância que compreende moléculas idênticas consistindo de átomos pertencentes a dois ou mais elementos químicos.

Isto é o que é conhecido como um composto químico. Um composto químico refere-se a uma substância química composta de várias moléculas semelhantes contendo elementos de vários elementos.

Mais notável, a ligação dessas moléculas ocorre por ligações químicas.

Uma fórmula química dá uma indicação do número de átomos de cada elemento existente em uma molécula composta. Além disso, esta fórmula química faz uso das abreviaturas padrão para os elementos químicos junto com os subscritos numéricos.

Um bom exemplo pode ser a molécula de água cuja fórmula é H2O. Isso certamente dá uma indicação de dois átomos de hidrogênio cuja ligação é com um átomo de oxigênio.

Tipos de Compostos Químicos

Para responder com eficiência à pergunta o que é um composto, deve-se mencionar os vários tipos de compostos químicos. Acima de tudo, existem quatro tipos de compostos químicos.

Composto Molecular

Em primeiro lugar, uma molécula se refere a um grupo neutro de dois ou mais átomos unidos por ligações químicas. Além disso, as moléculas certamente se unem por ligações covalentes.

Além disso, a separação das moléculas dos íons ocorre devido à falta de carga elétrica.

Quando se trata de bioquímica, química orgânica quântica e física, os especialistas usam a palavra molécula na maioria dos casos com menos severidade.

Quando falamos da teoria cinética dos gases, muitos usam a palavra molécula para alguma partícula gasosa independente do constituinte que ela envolva. Sob esta definição, muitos consideram moléculas de gás nobre como moléculas monoatômicas.

Uma molécula certamente pode ser de natureza homonuclear. Além disso, homonuclear significa conter átomos de um único elemento químico. Um bom exemplo de uma molécula homonuclear pode ser o oxigênio (O2). Uma molécula também pode ser heteronuclear, o que significa um composto que compreende mais de um elemento.

Composto iônico

Composto iônico refere-se a um composto químico que consiste em íons mantidos juntos devido à ligação iônica. Além disso, a ligação iônica refere-se a certas forças eletrostáticas.

Além disso, o composto iônico é completamente neutro, mas consiste em íons carregados positivamente chamados cátions e íons carregados negativamente conhecidos como ânions.

O composto iônico pode ser meramente íons como no cloreto de sódio ou a classe poliatômica como no carbonato de amônio. Os especialistas referem-se a compostos iônicos que compreendem íons de hidrogênio como ácidos e aqueles com íons básicos de hidróxido ou óxido como bases.

Compostos Intermetálicos

Compostos intermetálicos são aqueles compostos que se unem por ligações metálicas. Um composto intermetálico refere-se a um tipo particular de liga metálica que forma um composto no estado sólido e exibe estequiometria e estrutura cristalina distintas.

Composto Coordenado

Compostos coordenados referem-se a certos complexos que são mantidos juntos pelas ligações covalentes coordenadas. Além disso, um complexo de coordenação é comumente metálico.

Além disso, um composto de coordenação envolve um arranjo próximo de moléculas ou íons ligados e essas moléculas ou íons são os agentes complexantes ou ligantes. Além disso, muitos compostos que contêm metais são complexos de coordenação.

« Voltar ao Índice do Glossário