Blog

  • Home
  • Perigo por aspiração

Perigo por aspiração

O perigo por aspiração é um dos critérios de classificação de perigos de produtos químicos, de acordo com a ABNT NBR 14725. Esse perigo é definido como o risco de inalação acidental de líquidos, vapores ou partículas que podem causar danos aos pulmões ou outros órgãos internos. Os produtos químicos que apresentam perigo por aspiração podem ser líquidos, sólidos ou gases que podem ser aspirados para os pulmões durante a respiração normal ou durante a ingestão acidental.

Os perigos associados ao perigo por aspiração são diversos e podem variar de acordo com o produto químico em questão. Alguns exemplos são:

Solventes

Muitos solventes utilizados em processos industriais apresentam perigo por aspiração. Esses produtos químicos podem ser inalados durante a manipulação ou durante a limpeza de equipamentos, causando danos aos pulmões e outros órgãos internos.

Ácidos e bases

Ácidos e bases fortes podem causar danos aos pulmões e outros órgãos internos se inalados acidentalmente. Esses produtos químicos são comumente utilizados em processos industriais, como na produção de fertilizantes e produtos químicos para tratamento de água.

Produtos de limpeza

Muitos produtos de limpeza, como desinfetantes e alvejantes, apresentam perigo por aspiração. Esses produtos químicos podem ser inalados durante a limpeza de ambientes fechados, causando danos aos pulmões e outros órgãos internos.

Combustíveis

Combustíveis como gasolina e diesel apresentam perigo por aspiração. Esses produtos químicos podem ser inalados durante o abastecimento de veículos ou durante a manipulação em ambientes fechados, causando danos aos pulmões e outros órgãos internos.

Conclusão

Para evitar a exposição acidental aos produtos químicos que apresentam perigo por aspiração, é fundamental seguir as medidas de precaução recomendadas na FISPQ (ficha de segurança de produtos químicos) e nos rótulos de embalagens. Isso inclui o uso de equipamentos de proteção individual adequados, como máscaras respiratórias e luvas de proteção, e o armazenamento adequado dos produtos químicos.

Leave Comment