Blog

  • Home
  • As principais normas vigentes sobre o armazenamento de produtos químicos
Equipe Level One 22 de março de 2021 0 Comments

As principais normas vigentes sobre o armazenamento de produtos químicos

Os cuidados que devem ser seguidos, de acordo com as políticas de segurança do trabalho, variam de acordo com a empresa e com quais materiais são tratados na instituição. Por isso, é importante conferir as principais normas vigentes sobre o armazenamento de produtos químicos.

Não há dúvidas de que esse é um dos segmentos que mais precisam de cuidados, afinal, um erro durante a manipulação do produto pode influenciar na vida do colaborador, ocasionando um acidente de trabalho.

Portanto, para garantir a segurança de todos que trabalham com você, confira as principais normas vigentes sobre o armazenamento de produtos químicos. Vamos lá?

Acidentes de trabalho no Brasil

Antes de mencionar as normas, vale expor o cenário nacional quando o assunto são os acidentes de trabalho.

De acordo com dados divulgados pela Previdência Social, em 2018 o país registrou mais de 576 mil casos de acidente de trabalho.

A porcentagem é alta e as consequências podem ser sentidas pelos colaboradores, que precisam ficar afastados, e pela instituição que acaba perdendo a mão de obra.

Portanto, conhecer as principais normas vigentes sobre o armazenamento de produtos químicos é uma forma de assegurar que a sua empresa não passará por momentos como esses.

Conhecendo as principais normas vigentes sobre o armazenamento de produtos químicos

Quando o assunto é a manipulação de produtos químicos, algumas regras e exigências devem ser seguidas para garantir o bem-estar do colaborador e o sucesso da ação.

Antes de apresentar as normas, é importante ressaltar que existem produtos tóxicos, explosivos, radioativos, corrosivos e inflamáveis e que cada um deles possui normas específicas. Confira quais são as principais:

  • NR20: segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis

Essa é uma das principais normas vigentes. O objetivo é garantir o mínimo de estrutura e segurança para quem realiza atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio ou manipulação de combustíveis.

Por meio da Norma Regulamentadora nº 20 é seguro que o trabalhador realize as suas atividades sem causar danos para a própria vida ou empresa.

  • NBR 17505

A família da NBR 17505 são normas focadas no armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis, não sendo específica para todos os produtos químicos.

Com resoluções que falam sobre armazenamentos em tanques, vasos e recipientes portáteis, sistemas de tubulação, armazenamento em tanques portáteis e instalações, o objetivo é garantir a segurança durante todo o processo de armazenamento.

  • Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também faz parte das principais normas vigentes sobre o armazenamento de alguns produtos.

As regras variam de acordo com o estado, mas o objetivo principal é a segurança contra incêndios no momento de manipulação e armazenamento de produtos químicos.

  • Instrução técnica IT 28

O objetivo dessa instrução é incentivar parâmetros de segurança contra incêndios em locais destinados à manipulação, armazenamento, comercialização, utilização, instalações internas e centrais de gás liquefeito de petróleo.

Portanto, verifique quais são as normas em vigor de acordo com o estado em que a sua empresa está localizada.

Agora que você já conferiu quais são as principais normas vigentes sobre o armazenamento de produtos químicos, será mais fácil atuar para garantir a segurança de toda a sua equipe.

Gostou deste conteúdo? Quer continuar conferindo nossas informações? Então acesse o nosso blog e confira outros artigos como esse para garantir a segurança no seu ambiente de trabalho.

Leave Comment